Exames Trinity College

A EDSAE - Escola de Dança e Teatro Musical, estabeleceu em 2010 um protocolo com o Trinity College London com vista à Certificação dos Exames a realizar por os alunos que frequentam os Cursos de Formação de Atores de Teatro Musical. A realização deste exame é obrigatória fazendo parte do programa do Curso. A EDSAE é um centro autorizado para a realização dos exames Trinity College London em Teatro Musical na Grande Lisboa.

OBJETIVOS DA CERTIFICAÇÃO

O objetivo dos exames por graus do Trinity é de implementar um esquema de avaliações através do qual os professores, pais e alunos possam avaliar o progresso individual e motivar o desenvolvimento. Com estes exames, estamos a disponibilizar uma certificação qualificada e reconhecida internacionalmente para benefício dos candidatos.

EXAMES DE TEATRO MUSICAL A SOLO

O certificado para Teatro Musical em trabalho a Solo compreende 8 níveis. Os candidatos deverão, selecionar o seu nível de exame juntamente com os seus professores, de forma a refletir o seu nível individual de competências adquiridas.

No nível "Foundation level" (nível 1-3) é necessário apresentar 2 canções contrastantes em personagem, assim como uma outra apresentação que poderá ser uma combinação de prosa, dança, movimento ou canção. Competências de improvisação também são testadas, e no nível 3 é introduzido um excerto falado de uma peça. A entrevista com o examinador é sobre o material apresentado no exame.

No nível Intermédio (níveis 4 e 5) deverão ser apresentadas duas canções contrastantes seguidas de uma performance de dança ou sequência de movimento baseado em uma das canções anteriormente apresentadas. É também necessário apresentar um excerto de uma peça assim como saber falar durante a entrevista com o examinador sobre o conteúdo, contexto e preparação do material selecionado.

No nível Avançado (níveis 6-8) a coreografia ou sequência de movimento tem requisitos mais específicos e é testada a improvisação ou modificação da performance. No nível 8 é necessário apresentar um programa temático ligado que mostre o uso integrado de Canto, interpretação e movimento coreografado, assim como uma coreografia de dança ou sequência de movimento, improvisação ou modificação da performance e entrevista com o examinador sobre todo o conteúdo apresentado.

RESULTADOS, CLASSIFICAÇÕES E CERTIFICADOS

Os Examinandos aprovados receberão um certificado de exame onde constará o nível e a disciplina, assim como o nome do professor e a escola que frequentam.

O exame "Professional Certificate" é cotado até 100 pontos e a classificação de "Pass" é atingida com 70 pontos. Nestes casos não é atribuída a classificação de "Merit ou Distinction".

  • Pass With Distinction : pontuação de 85 ou mais pontos
  • Pass With Merit : pontuação entre 75 e 84 pontos
  • Pass: pontuação entre 65 e 74 pontos

CONTEÚDOS DOS EXAMES

O Teatro Musical integra as áreas de representação, canto e movimento coreografado. Pode exigir momentos sofisticados de representação, Canto ou Dança mas a sua característica especial tem a ver com a simbiose de várias formas de arte numa simples atuação. Uma personagem pode cantar ou dançar muito bem mas deve permanecer uma personagem com toda a vida imaginária interior e aspectos que um ator pode projetar.

Estes exames avaliam as capacidades e conhecimento de atores que percorrem os vários níveis do Teatro Musical. As atuações serão avaliadas de acordo com o modo em que as competências principais do Teatro Musical são utilizadas como meio de expressão e comunicação. Essas competências devem ser utilizadas pelos candidatos de uma forma integrada e combinada.

O programa encoraja o individualismo na abordagem, criatividade e internacionalização, pelo que nunca é aconselhada qualquer obra em particular. Os examinadores esperam trabalhos que encaixem na maturidade e personalidade do candidato. Candidatos e professores são aconselhados a explorar a maior variedade possível de obras de Teatro Musical, como peças de teatro com música, musicais rock, revista, cabaret, comédias musicais, filmes e obra originais.

Os candidatos serão avaliados nas suas capacidade de:

Representar, cantar e dançar de um modo que cative o público.

Responder com sensibilidade e imaginação à qualidade, conteúdo e contexto de uma variedade de textos.
Utilizar facilmente uma variedade de recursos vocais, físicos e imaginativos.

Linhas de Orientação:

A - Não se pretende que os exames sejam um concerto ou apresentação de canções, todos os números deverão ser representados como fazendo parte do contexto original, e deve haver uma clara compreensão das motivações e antecedentes das personagens interpretadas. Contudo os candidatos, que apresentem um programa com um tema condutor poderão, caso pretendam, criar um guião contextualizado de modo a preencher as necessidades de representação em que as canções e danças se integram. Durante a discussão da atuação serão feitas perguntas acerca do contexto original.

A - Os candidatos poderão usar acompanhamento gravado ou ao vivo no exame, ou se apropriado podem cantar à "capela" ou acompanhando-se a si próprios. Não é autorizado o uso de "baking tracks" com coro.

C - Os candidatos devem usar roupa que lhes permita uma maior flexibilidade de movimentos. Se for necessário mudar de roupa, que seja feiro rapidamente de modo a que não se perca tempo. Estas mudanças deverão fazer parte do desenrolar do programa.

D - O espaço deve ser usado de um modo imaginativo e criativo. A área assumida como palco deve pressupor a existência de um público num teatro pequeno. O examinador fará parte desse público.

E - É perfeitamente aceitável que todos os candidatos não tenham a mesma capacidade no Canto, Dança, coreografias ou representação. Contudo, a estrutura do exame prevê que os candidatos dêem o seu melhor. Os candidatos do Teatro Musical nunca devem considerar-se apenas cantores, ou atores ou bailarinos - isto é contrário ao espírito global destes exames.

F - Os melhores examinandos deverão demonstrar concentração e energia no seu trabalho, mas também deverão entender e conhecer bem as obras que estão a apresentar. No mínimo, deverão saber o nome do autor, compositor e dos criadores originais do trabalho escolhido, assim como o género e a data da sua criação.